|

Clutch – Saiba tudo sobre a peça!


Você sabe o que é uma clutch? Talvez algum dia você já deve ter usado ou com certeza visto outra mulher usar. Embora conhecemos a peça, nem sempre associamos ao seu nome propriamente dito e é sobre essa peça que iremos falar hoje.

Primeiramente, vamos aos esclarecimentos. A palavra clutch em inglês pode ser traduzida como “garra” ou “agarrar”. Isso depende da colocação, embora possa ter outros significados. Mas, por enquanto já é o bastante.

Clutch nada mais é do que uma bolsa de mão, e não tem nada a ver com as carteiras. Em geral, feita de materiais rígidos como a madeira ou metal revestidas de tecidos e materiais nobres, as clutches eram inicialmente vistas em looks mais formais e sociais. No entanto, este cenário tem se alterado cada dia mais e as clutches já podem ser vistas nos mais variados looks. Essa peça está em alta atualmente e é um dos acessórios da vez, sendo utilizada por muitas celebridades e anônimas ligadas no mundo da moda.

As clutches são perfeitas para deixar o visual mais elegante e harmonioso. Seja para uma festa mais formal ou para usar no dia a dia, a peça tem todo um charme especial e deixa o look muito bonito. Por ser pequena, a peça requer a seleção de pertences essenciais, nada de sair com toda a make da penteadeira. Mas calma, os modelos são variados e você poderá escolher o modelo mais adequado para você.

Neste artigo iremos te contar tudo o que você precisa saber sobre as clutches, bem como os modelos, dicas de como usar, com quais roupas combinam e de onde encontrar a sua clutch perfeita.

O que é uma clutch

Assim como dito anteriormente, a clutch é uma bolsa pequena que deve ser usada na mão. Inicialmente, as clutches eram muito utilizadas para complementar looks de festas e eventos noturnos. No entanto, muita coisa tem mudado e atualmente já existem modelos que complementam muito bem um look para o dia.

A peça pequenina e simpática é muito indicada para looks mais formais e deixam qualquer visual mais elegante. Esqueça aquela ideia de que você precisa de um vestido longo para se sentir elegante em uma festa – não que um vestido longo não seja elegante é claro.

Se você deseja se sentir elegante e bem vestida para um evento noturno e não tem um vestido longo à sua disposição, a dica é optar por um look básico e a sua clutch. Uma boa dica de look para tal ocasião é: um vestido de comprimento midi (o tubinho é uma ótima opção), saltos, acessórios como colares e brincos de sua preferência e a sua clutch preferida, este look é perfeito e muito elegante.

Formatos e modelos

Este acessório superfeminino e delicado pode ser encontrado em diversos formatos e modelos. Os materiais para a sua fabricação podem variar de materiais mais rígidos como: madeira, metal ou acrílico, como quanto as de materiais menos rígidos, como as de tecido, seda, bordadas com paetês e por aí vai. Alguns dos modelos mais comuns são:

  • Redondas
  • Retangulares
  • Ráfia
  • Casuais
  • Cetim
  • Madrepérola
  • Acrílico
  • Tecidos nobres e sofisticados
  • Bordadas com paetês e cristais
  • Maxi clutch
  • Resina

São muitos modelos à disposição atualmente e você poderá escolher a que mais combina com você ou com o seu evento. Lembre-se que a clutch é um acessório que complementa o look e deve estar em concordância com ele. Nos próximos tópicos, iremos te dar algumas dicas de como escolher a sua clutch e de como combiná-las com o seu look.

Como usar?

A clutch é uma bolsa pequena de mão, por isso deve ser usada na mão. Nada de coloca-la embaixo do braço como uma simples carteira. Além do mais não é nada elegante uma mulher que não sabe como segurar a sua clutch.

Existem modelos que possuem pequenas alças delicadas, correntinhas ou até modelos com uma espécie de anéis perfilados que facilitam o uso. Porém, você deve se sentir confortável com o acessório, pois é uma peça que exige a possibilidade de ser segurada por um bom tempo.

Clutch: Qual escolher

Isso irá depender muito da ocasião, do look que o evento requer e de outros fatores que podem influenciar na escolha, como se o evento será de dia ou de noite, por exemplo.

Um bom exemplo é: se você foi convidada para um almoço de negócios, a ocasião requer uma roupa mais formal, a clutch escolhida não pode ser um modelo muito chamativo. Escolha um modelo mais tradicional, lisa ou com uma estampa bem discreta, nada que conflita com o look. Preste bastante atenção na escolha da peça, se for usar um vestido com estampa floral, opte por uma clutch lisa ou vice e versa. Já para um jantar noturno, você pode abusar de modelos com tecidos bordados com paetês ou pedrarias.

Como combinar

Uma boa dica é combinar a clutch com o look sem que o visual todo fique muito carregado. Para looks que chamam mais a atenção, estampados ou com muitos detalhes. Dê preferência para os modelos de clutches mais neutra, lisa e de uma cor que combine com o look. Por outro lado, um look mais discreto ou neutro requer algo com mais detalhes. Neste caso, você pode abusar e optar por um modelo mais extravagante, seja com pedrarias, bordadas ou com uma estampa divertida. Uma bolsa com mais detalhes em um look mais discreto dá um destaque maior ao look e um toque de personalidade.

Embora as clutches são mais frequentes em composições de looks formais, existem modelos que combinam muito bem com looks mais informais. Um bom exemplo são os modelos de couro ecológico. Dê preferência para os modelos com cores vibrantes que complementam muito bem um look mais casual. Uma outra dica é abusar das clutches envelopes de cores fortes, elas complementam muito bem e deixa o visual muito mais moderno.

Dicas para escolher a sua

Sei que nem sempre é fácil fazer escolhas e quando o assunto é moda, talvez você possa se sentir insegura. Neste tópico iremos te trazer algumas dicas de como escolher a sua clutch preferida.

Antes de escolher o seu modelo favorito, leve algumas coisas em consideração, como: tamanho, material, cor e a ocasião. Se tiver dúvidas escolha as de cores neutras e lisas, em geral são peças que combinam com tudo e sempre terão uma boa utilidade. Vamos as dicas?

  1. Tamanho: ao escolher a sua clutch, certifique-se de que caberá todos os seus pertences essenciais, como celular, dinheiro, chaves e o que mais achar necessário.
  2. Cor: se você não tem a menor ideia de qual cor escolher, prefira os modelos de cores neutras e lisas. Aquele pretinho básico ainda é sempre bem-vindo. A nude está super na moda e é uma ótima opção também.
  3. Por ser carregada nas mãos é uma peça que recebe destaque. Por isso, escolha sempre peças bonitas e que chamam a atenção. Mas é claro tenha cuidado ao montar o look para que não fique muito carregado.
  4. Conforto: lembre-se que você terá que segurar o tempo todo a sua. O legal é testar ao comprar, em casa e quando puder. Certifique-se de que ela é confortável o bastante para segura-la por muito tempo.
  5. Para o dia, opte por modelos maiores, com cores vibrantes e estampas divertidas.

Compre já a sua

Ainda está com dúvida de qual comprar? A dica é bem simples e fácil de seguir: para um look básico, clutch chamativa. Já para um look com muitos detalhes, clutch básica, neutra ou lisa. Não tem como errar.

Na Pistache Acessórios você encontra diversos modelos de clutches perfeitas para qualquer ocasião. Temos uma grande variedade de modelos lindos, encantadores, elegantes e muito charmosos. É cada modelo, que você vai se apaixonar. Compre já a sua e desfile por aí com looks incríveis, modernos e muito elegantes.

Deixe aqui nos comentários qual o modelo que mais combina com você e o que achou.

Beijinhos e até a próxima.

Como agradecimento e modelos: @backstagemodelmgt
Foto e make: @carlosposs
Produção: @jrpedroso

Similar Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.